top of page
  • ziostechnology

O futuro da mobilidade: O quão longe estamos da propulsão elétrica?



Com a fantástica evolução das tecnologias apresentadas pelo setor automobilístico nesta última década, podemos ver que a humanidade vem caminhando para a evolução tecnológica que vemos nos filmes “futuristas”, e nos perguntamos como seria o mundo se realmente existisse toda aquela tecnologia. Hoje, cada vez mais são lançados carros elétricos no mercado. Como o advento de novas tecnologias de armazenamento de energia em células de lítio vem se tornando cada vez mais barato para as montadoras, os carros elétricos estão finalmente se tornando mais eficientes a um custo acessível... ou pelo menos em outros países.


O Ponta pé da Tesla

A Tesla é uma empresa automotiva americana com foco em desenvolver e produzir veículos elétricos eficientes e com custo acessível (Electric Cars, Solar & Clean Energy | Tesla). Esta empresa vem revolucionando o setor, mostrando paras as outras que é possível produzir e vender veículos elétricos nos dias de hoje. Elon Musk prevê Tesla como o carro mais vendido do mundo em 2022 (istoedinheiro.com.br). Com quatro modelos disponíveis no mercado e outros em pré-venda, a Tesla incitou o desejo daqueles que veem a propulsão elétrica como o futuro da mobilidade,Tesla Model 3 e Model x se tornam os carros elétricos mais procurados do mundo | CPG Click Petroleo e Gas, já que todo mundo já deve ter ouvido falar que a tendencia é que os carros passem a ser elétricos e os motores a combustão interna passem a ser obsoletos. Adeus, gasolina: estas marcas vão parar de investir nos motores a combustão (cnnbrasil.com.br)


O problema é que este sonho de possuir um carro totalmente elétrico, que consegue percorrer centenas de quilômetros com apenas uma carga, fica muito distante para os brasileiros. Nos Estados Unidos você pode comprar um Tesla Model 3 por aproximadamente $40000,00 que você pode ver no próprio site da tesla (Design Your Model 3 | Tesla ) que seria um preço razoável pelo que o veículo oferece. Já no Brasil, que ainda não possui montadoras e muito menos suporte para veículos elétricos, o preço de um Model 3 decola para R$480000,00 que é bem longe da média de preço de um carro popular. Atualmente outras fabricantes de automóveis vem lançando seus modelos híbridos e totalmente elétricos no Brasil, que vem cada vez mais se tornando populares e presentes nas metrópoles. Quanto custa ter um carro elétrico no Brasil? (automotivebusiness.com.br). Porém, a falta de pontos de recarga torna a ideia do carro elétrico um problema no Brasil, e termina dando uma má fama aos carros elétricos por, “não ter onde carregar”. O que termina não sendo muito necessário dependendo da rotina de uso do veículo, já que a autonomia dos carros lançados no mercado hoje varia por volta de 350km e pode durar o dia todo com pequenos trajetos dentro da cidade sendo recarregado em casa durante a noite.


Don't Panic!

Portanto, o que impede que os carros elétricos se tornem comuns no Brasil são os preços elevados e a mente equivocada dos consumidores. Com as montadoras trazendo suas novas tecnologias para o Brasil com o objetivo de disponibilizar um veículo com o custo na média dos carros populares, nada que uma boa campanha de marketing não poderia mudar, e cada vez mais carros elétricos poderiam estar rodando nas estradas do país, o que diminuiria consideravelmente a quantidade de poluição nas grandes cidades. Sem falar na economia gerada para o dono do veículo, Quanto custa carregar um carro elétrico? - Notícias iCarros, tendo em vista que o preço do kWh/km pode vir a ser bem mais barato que o L/km na maioria dos veículos, podendo chegar à metade do preço em algumas cidades. Você já pensou se trocaria o seu veículo a combustão por um totalmente elétrico?


13 visualizações0 comentário
bottom of page